Rosca de goiabada

20141109_190451

Oi gente … fazer pão é a minha grande paixão. No começo confesso que não gostava muito pois meus pães ficavam durinhos, aí eu falava que não tinha mão para fazer pão! Ô tristeza! rsrsrs Mas um certo dia fui fazer aula com um tal de Wilson Brandão (hoje meu super amigo, pessoa que tenho o maior orgulho em conhecer e dizer que lavei muita louças em suas aulas)! Esse cara me ensinou a não ter medo da massa e depois disso meus pães todos deram certo. Gostei tanto das aulas e que acabei virando ajudante do Wilson, trabalhamos juntos por 4 anos e depois fui me profissionalizar no Senac. Por quê tanto blá blá blá? Para dizer a vocês que façam seus pães … é uma terapia maravilhosa. Sem contar o orgulho de dizer: foi eu quem fiz! :)))

Confiram as fotos e fiquem com água na boca!

Receita:

Ingredientes:

30 g de fermento biológico fresco
01 xícara de açúcar
01 colher de chá de sal
03 colheres de sopa de manteiga ou margarina
02 ovos
03 xícaras de chá de água morna
01 kg de farinha de trigo
01 gema para pincelar
250 g de goiabada derretida (para o recheio)

Modo de fazer:

No liquidificador, bata os os ingredientes MENOS A FARINHA DE TRIGO. Coloque o líquido em um bowl e acrescente a farinha de trigo aos poucos até dar ponto, até soltar das mãos. Trabalhe a massa em uma superfície enfarinhada. Deixe descansar em um lugar aquecido por 30 minutos. Divida a massa em 4 bolas e abra cada bola com o auxílio de um rolo em uma superfície enfarinha. Recheie com a goiabada derretida e enrole como se fosse um rocambole. Coloque em uma forma com um buraco no meio (já untada e enfarinhada). Deixe descansar por mais 20 minutos. Depois de crescida, pincele com gema e leve para assar em forno pré aquecido até que fique dourada.

Dicas:

# Se você não tiver goiabada, use uma geleia de sua preferencia.

# Use a criatividade, mude o recheio. Essa massa aceita muito bem um recheio salgado.

# O calor do forno convencional vem de baixo, então ao assar o seu pão, coloque a forma dentro de um tabuleiro de pizza. Assim ele não vai ficar queimadinho embaixo! :)

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

E-

rss facebook
Sponsored by Curry and Spice