Risotto à milanese

20140429_111537

Oi gente … a receita de hoje veio diretamente da cozinha do curso de Chef que estou fazendo! Como adoro risotos, resolvi unir o útil ao agradável. Nunca tinha feito utilizando o açafrão, a cor ficou linda, confirmando a máxima de que “comida se come com os olhos!” Amei! Ficou divino, ainda mais com o toque especial da cestinha de parmesão que foi utilizado para servi-lo. E para um fazer um risoto perfeito, basta utilizar o arroz correto (o arbóreo ou o carnarolli) e ter paciência na beira do fogão enquanto o seu risoto cozinha! :)

Confiram as fotos e fiquem com água na boca!

Receita:

Ingredientes:

100 g de arroz arbóreo
1/2 cebola média picadinha
50 ml de vinho branco
500 ml de caldo de legumes
01 colher de sopa de manteiga
Açafrão em pó a gosto
Queijo parmesão a gosto
Sal e azeite a gosto

Modo de Fazer:

Em uma panela larga, doure a cebola no azeite. Acrecente o açafrão em pó a gosto e depois coloque o arroz. MIsture bem e acrescente o vinho. Mexa bem bem para que o álcool do vinho evapore. Vá colocando o caldo aos poucos e mexa sempre. Esse procedimento leva em torno de 20 minutos. Toda vez que o caldo for sendo absosrvido, acrescente um pouco mais até que o arroz esteja cozido. Desligue o fogo e acrescente a manteiga e o parmesão.

Para as cestinhas de parmesão:

Para cada cestinha, utilize 150 g de parmesão. Para fazê-las é simples, aqueça uma frigideira anti aderente e coloque o queijo. Espalhe como se fosse uma panqueca. Deixe dourar bem, para ficar bem crocante. Depois de frito, desenforme e apoie sobre um potinho virado de cabeça para baixo. Vá acertando para que ele tome a forma de uma cestinha. Deixe esfriar e coloque o risoto.

Obs.: O risoto deve ser servido quente, pois quando esfria vira um grudinho! :)))

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

E-

rss facebook
Sponsored by Curry and Spice